Todas as Publicações dos Clubes

Dia do Hidrógrafo

O Dia do Hidrógrafo é comemorado no dia 28 de setembro.   O profissional trabalha na área de hidrografia ou hidrologia.   O hidrógrafo é pessoa que coleta e analisa informações presentes em uma Carta Náutica (item indispensável para qualquer navegante no mar, que permite que um navio se desloque de um ponto a outro com segurança). As informações geralmente apresentadas em uma Carta Náutica são relacionadas com o tipo de sedimento, acidentes geográficos, riscos de colisões e também dados sobre a profundidade, latitude e longitude.   O hidrógrafo também tem como responsabilidade a elaboração e a divulgação dos Avisos aos Navegantes, isto é, previsões meteorológicas ou análises para assegurar a segurança no mar.   O curso de Técnico em Hidrografia possibilita a atuação na Marinha do Brasil e em outras empresas de construção, construção civil e de navegação.   Origem do Dia do Hidrógrafo   A origem do Dia do Hidrógrafo é uma homenagem a Manuel Antônio Vital de Oliveira, considerado o patrono da hidrografia.   Esse homem fez o primeiro levantamento hidrográfico entre a foz do Rio Mossoró e a do Rio São Francisco, entre os anos de 1857 e 1862. Nascido em 28 de setembro de 1829 em Recife, ele ingressou na Marinha em 1843.   Manuel também foi responsável pela Carta Geral da Costa brasileira, um pedido feito pelo governo imperial.   O patrono da hidrografia também atuou nos combates da Guerra do Paraguai. Manuel morreu, com um ferimento grave, em 2 de fevereiro de 1867.   A profissão de hidrógrafo, no Brasil, remete ao ano de 1876, data que foi criada a Repartição Hidrográfica, também pedido pelo governo imperial.  

por

Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro. Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo. Origem da data A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo. Importância do turismo Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico. Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população.

por

Dia Nacional de Doação de Órgãos

O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado em 27 de setembro, conforme foi instituído pela Lei N.º 11.584, de 28 de novembro de 2007. O principal objetivo desta data é conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos. Tal prática tem o intuito de ajudar milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar as suas vidas. Para isso, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) organiza anualmente a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, com ações informativas e eventos sociais em todas as capitais brasileiras. O laço verde é o símbolo da campanha "Setembro Verde", referente à doação de órgãos Em São Paulo, a Lei nº 15.463, de 18 de junho de 2014, institui o mês de setembro como dedicado especialmente à conscientização em favor da doação de órgãos, mês este que passou a ser conhecido como “Setembro Verde”. Em referência ao “Setembro Verde”, a ABTO também realiza o chamado “Brasil Verde”, uma série de eventos em todas as capitais brasileiras que reforçam o debate sobre a importância da doação de órgãos. Como ser doador de órgãos? De acordo com a legislação brasileira (lei nº 10.211, de 23 de março de 2001), a retirada dos órgãos e tecidos para doação só pode ser feita após autorização dos membros da família. Para a doação, o doador deve ter sofrido de morte encefálica, pois somente assim os seus principais órgãos vitais permanecerão aptos para serem transplantados para outra pessoa. Pessoas vivas também podem ser doadoras de órgãos, mas apenas aqueles que são considerados “duplos”, ou seja, que não prejudicarão as aptidões vitais do doador após o transplante. Um dos rins ou pulmões, parte do fígado, do pâncreas e da medula óssea são exemplos de órgãos que podem ser doados por pessoas ainda em vida.

por

Dia do Encanador

O Dia do Encanador é comemorado em 27 de setembro. Ele é o profissional responsável por instalações e reparos de sistemas hidráulicos em casas e empresas.   Existem diversos cursos técnicos que podem ajudar na formação de um encanador, como por exemplo, o de encanador industrial que prepara o profissional com conhecimentos voltados para tubulações industriais, soldas, válvulas, tratamento térmicos, metrologia, técnicas de sérvios de encanamentos, entre outras.   Na formação de encanador o profissional também terá a chance de estudar matérias voltadas a matemática, geometria, entre outras que darão uma base para cálculos de estruturas e encanamentos, além de matérias também voltadas a medição, essencial para que o encanador tome a melhor decisão quando for planejar e executar serviços de instalações, seja em residências ou empresas.   Existem também cursos com formação mais específica que pode formar o encanador em multitarefas, com disciplinas mais voltadas a metalurgia, como técnicas de soldagem, válvulas, normas técnicas e tratamentos de aço, possibilitando que o mesmo possa atuar na indústria como um todo.   O mercado para encanadores está bem aquecido e apesar das crises, é uma profissão sempre em alta, pois é requerida tanto em novas obradas, quanto em manutenções de instalações correntes, seja em empresas ou grandes indústrias.   A profissão de encanador permite a atuação autônoma ou mesmo de forma assalariada em empresas, isso em razão de ser uma atividade que é requerida tanto em residências, obras e manutenção em geral, como também essencial na indústria, ainda mais se considerarmos as novas tecnologias que muitas vezes utilizam tubulações como recurso e meios de fabricação de manufaturados.  

por

Localizar site dos clubes