Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
O Dia do Soldador é celebrado no dia 23 de setembro.
Neste dia recordamos aqueles profissionais que são responsáveis por manipular materiais como o aço e o ferro transformando-os em objetos e estruturas úteis e essenciais para nosso cotidiano.
O soldador deve combinar força física com habilidades manuais, pois pode soldar tanto uma ponte como pequenas estruturas que requerem mais delicadeza.
Por manipular materiais quentes, trabalhar em ambientes com muito barulho e estar exposto ao fogo, o soldador deve ter muito cuidado com sua proteção. Desta forma, ter um equipamento adequado e respeitar as regras de segurança é fundamental nesta carreira.
Fonte: www.calendarr.com/brasil/
#rotaryepf
O técnico em edificações pode ser o braço direito de engenheiros e arquitetos. Saiba mais sobre essa carreira!
Da fundação de uma obra até seu acabamento, o técnico em edificações tem importância fundamental. Ele tem que estar de olhos bem abertos para que tudo corra bem e esteja dentro das normas.
Seja no escritório ou no canteiro de obras, o trabalho do técnico em edificações vai desde o desenho de projetos até a aplicação de testes de qualidade nos materiais utilizados.
Seu trabalho é imprescindível para o mundo da construção civil e para a segurança de todos os cidadãos. Neste artigo, conheça melhor a profissão!
O que faz um técnico em edificações
O técnico em edificações trabalha no universo das obras de construção civil. Sua função não se resume a apenas uma atividade, mas se desdobra em muitas, o que torna o seu dia a dia bastante dinâmico.
Do início ao fim de uma obra, o técnico em edificações tem que estar presente e atento a todos os detalhes. Basicamente, sua rotina se divide entre o escritório e o canteiro de obras.
No escritório, realiza trabalhos como:
Desenhos de projetos
Especificação dos materiais necessários à obra
Definição da equipe de trabalho (número de funcionários e suas funções)
Pedidos de orçamentos
Elaboração de cronogramas
Negociações e gestão por telefone, whatsapp e e-mail
Os projetos elaborados pelo técnico em edificações podem ser elétricos, hidro-sanitários, de gás, de estruturas de concreto ou metálicas, etc., sempre obedecendo às normas técnicas.
É ainda no escritório que ele recebe as Ordens de Serviço (OS) para, a partir daí, poder planejar a distribuição do trabalho entre os operários, orientando-os sempre que necessário. Esse trabalho interno exige um grande senso de organização e uma visão global da obra com a qual está trabalhando.
A chegada do material ao local de construção é um bom exemplo. Tanto o tempo de transporte quanto a quantidade certa devem ser calculados com precisão. Se faltar material, a obra pode atrasar. Se chegar material adiantado ou em quantidades superiores às necessárias, pode haver desperdício. Quem faz esse planejamento é o técnico em edificações.
Uma vez no canteiro de obras, suas atribuições são outras. Lá, o técnico em edificações tem que dar conta das seguintes funções:
Coordenar a equipe para que a obra não atrase
Receber materiais e verificar se a entrega corresponde ao que foi pedido
Realizar testes de qualidade do material (no caso do concreto, por exemplo, testar a resistência)
Encaminhar os materiais para uso imediato ou armazenagem adequada
Dar o destino correto aos materiais excedentes e aos resíduos da obra
Aplicar as normas técnicas de saúde, segurança, higiene e meio ambiente em toda a obra
O técnico em edificações, portanto, deve conhecer todo o processo de uma obra de construção civil, pois sua atuação abarca todas as fases, do projeto ao acabamento, passando pela gestão de pessoas e de materiais. Por isso, duas atribuições básicas de todo técnico em edificação, além de um grande senso de organização e planejamento, são gostar de cálculos e saber trabalhar bem em equipe.
O técnico em edificações tem um bom campo de trabalho e sua empregabilidade é alta. A razão não é apenas o grande número de construções, mas, sobretudo, o nível de profissionalização cada vez maior exigido no setor, com a obrigatoriedade do cumprimento das normas técnicas das quais o técnico em edificações é grande conhecedor.
O profissional pode trabalhar em empresas de arquitetura e engenharia, em construtoras, empresas de reforma, fábricas de pré-moldados, indústrias de materiais de construção e escritórios de projetos, por exemplo.
23 de Setembro, é celebrado o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, também conhecido como Técnico Industrial. A data foi oficializada com a criação da lei n.º 11.940, de 19 de maio de 2009, que adotou este dia como uma notável referência à assinatura do decreto de criação de 19 escolas de Aprendizes Artífices, pelo então presidente Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909 – um marco para a historiografia da profissão.
Ao assinar o decreto, Nilo Peçanha declarou que “o Brasil de ontem saiu das academias, o Brasil de amanhã sairá das oficinas”, de modo que em 2020, a previsão de Peçanha parece cada vez mais assertiva, uma vez que o ensino técnico, por muito tempo subjugado em detrimento do ensino superior, ganha um novo espaço até mesmo no inconsciente coletivo – visto que a alta demanda dos setores produtivos por profissionais com nível técnico, lhe atribui um novo valor.
Segundo dado do Sistema Nacional de Emprego, o profissional com diploma de ensino técnico e profissionalizante possui 48% mais chance de conseguir trabalho do que o profissional apenas com diploma de ensino médio. Além de fator de transformação social, que permite ao jovem brasileiro sua inserção no mercado de trabalho – a profissão de técnico industrial desempenha um papel decisivo na economia e desenvolvimento da indústria nacional, dada a abrangência de suas mais de 70 modalidades técnicas e do cenário da Indústria 4.0.
Neste dia, o CFT parabeniza os brasileiros e brasileiras cuja força de trabalho fomenta a indústria nacional: os Técnicos Industriais. E o estende aos estudantes de ensino técnico, os futuros técnicos e técnicas, que na tônica das inovações tecnológicas contribuirão para um Brasil cada vez mais desenvolvido e competitivo.
Por Daniela Santiago
Em 23 de setembro de 1.999, os países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres escolheram a data como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, inspirados pelo exemplo da Argentina, que em 23/9/1.913, promulgou a Lei Palácios, criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e a corrupção de menores de idade e inspirou outros países a protegerem sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas.
O tráfico de pessoas pode ser definido como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos”. (Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Palermo, 2000)). Fonte: Ministério da Justiça
O Dia Internacional das Línguas de Sinais foi instituído pela Resolução A/RES/72/161, de 2017, das Nações Unidas. De acordo com a Resolução, essa data tem como objetivo "promover a conscientização sobre a importância das línguas de sinais na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas". A Ctilsp, que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como uma das línguas de trabalho, celebra o dia de hoje e deseja vida longa às línguas de sinais faladas ao redor do mundo.
O Dia do Sorvete é comemorado anualmente em 23 de setembro.
O sorvete é uma das iguarias preferidas das pessoas em épocas de calor, pois além de ser gostoso (e ter vários sabores), também é refrescante.
Como o Brasil é um país predominantemente tropical, o consumo do sorvete é massivo.
Mas as pessoas se enganam em achar que os brasileiros estão entre os maiores apreciadores de sorvete do mundo.
De acordo com um ranking mundial, o Brasil ocupa o 12º lugar entre os países que mais consomem esta sobremesa.
Esta data teria sido criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) com o intuito de promover esta delícia gelada.
A escolha do dia 23 de setembro marca o início da subida das temperaturas no Brasil, período este em que o consumo de sorvetes passa a ser maior.
Origem do Sorvete
O sorvete surgiu há mais de 4 mil anos na China, a partir de uma mistura de leite, arroz e neve, formando uma sobremesa que se assemelha a um granizado contemporâneo.
Apenas no século XIII, através do explorador Marco Polo, que se aventurou por terras chinesas e lá aprendeu o processo de confecção do sorvete, é que esta iguaria chegou à Europa.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.