Todas as Publicações dos Clubes

29 de Outubro | Dia Nacional do Livro

"Em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810."   "História do livro O que nem todo mundo sabe é que, inicialmente, os livros eram bem diferentes do que são hoje. Para quem está acostumado com livros de boa aparência, com revisão ortográfica e uma capa bem diagramada, saiba que, antes disso, na Antiguidade, os livros eram feitos de outro modo. Os primeiros registros gráficos foram feitos em papiro, uma espécie de lâmina retirada do caule de uma planta de mesmo nome e que possibilitava a escrita. Tempos depois os rolos de papiro foram substituídos pelo pergaminho, que possibilitava ser costurado, já que era feito de pele animal e tinha mais resistência." "O papel chegou na Idade Média e os livros, ainda escritos à mão, começaram a substituir os pergaminhos. Em meados de 1455, o alemão Johannes Gutenberg causou a mudança que veio a ser revolucionária para a história da escrita. Gutenberg criou uma técnica de prensa com uma impressora que reproduzia letras e símbolos com relevo esculpidos em metal. O processo espalhou-se rapidamente pela Europa e, logo, pelo mundo.   Primeiras impressões A primeira impressão de um livro por Gutenberg foi a Bíblia. Inicialmente ele começou a produzir páginas com 40 linhas, mas o custo para isso era alto. Resolveu então utilizar 42 linhas em duas colunas por página. O exemplar foi escrito em latim e teve 1.282 páginas." "No Brasil, o primeiro livro impresso foi Marília de Dirceu, do autor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810. Com a chegada da imprensa ao país, as máquinas de impressão eram utilizadas para imprimir os jornais com notícias de interesse do governo português, que financiava as impressões. Isso fazia com que muitos autores brasileiros optassem por imprimir suas obras em países europeus.   Evolução do livro   No século XX, começaram a surgir as bibliotecas organizadas e a preservação e coleção de livros. Já no século seguinte, as bibliotecas passaram a ser construídas para a frequentação de leitores, já que surgia a angústia de, muitas vezes, não ser possível ler o livro todo, o anseio de preservá-lo e a preocupação com o acesso a ele. Com o crescimento da tecnologia, outro formato de livros ganhou espaço: os livros digitais. Esses “livros do futuro” têm a possibilidade não só de trazer novas publicações em meios digitais, mas de reproduzir as mais antigas publicações da história." "Ainda há muitos apaixonados pela forma física do livro, que gostam de marcar suas páginas, fazer anotações nelas, sentir seu cheiro, e colecionar títulos. No entanto, a praticidade do meio digital ganhou muito espaço, e, hoje, leitores optam por consumir livros em versões digitais, pelo celular, computador, tablets e leitores digitais."   Fonte: brasilescola.uol.com.br  #rotaryepf

por

4º ENFAMÍLIA – DISTRITO 4571

Aconteceu em 28/10, nas dependências do HOTEL GLÓRIA EM CAXAMBÚ, a abertura do 4º ENFAMILIA –Coordenadora Distrital das Casas da Amizade do Distrito 4571 KÁTIA FÁVARO sob o lema Gratidão, Solidariedade ePaz no Coração.O Governador Luiz Carlos Fávaro fez um lindo discurso em apoio a CDCA Kátia Fávaro.Registramos as presenças das Casas da Amizade do Distrito, Governadores, Presidentes de Clubs, GovernadoresAssistentes, equipes e Rotarianos de vários Clubes. Mensagem da CDCA Kátia Fávaro: Finalmente realizamos nos dias 28 e 29 de outubro, com muito sucesso e alegria o nosso importante e esperado 4º ENFAMÍLIA. Evento esse idealizado pela querida CD 2004-05 - Elisabete Lopes Riemma.O encontro é uma Conferência das Casas da Amizade D4571, que tem por finalidade comemorar o nosso ano rotário, onde temos a oportunidade de apresentar os nossos trabalhos, trocar experiências, estreitar o laço da amizade, valorização das nossas entidades dos serviços prestados, fazer homenagens,e ao mesmo tempo realizar um maravilhoso companheirismo.Nada disso seria possível se não houvesse dedicação, comprometimento e muito amor de todos nós no que fazemos e acreditamos.Cada detalhe na organização do evento foi pensando em todos que no decorrer do ano fazem com que tudo ocorra de forma harmoniosa, sendo assim, conseguimos realizar nossas diversas doações aos que precisam da nossa ajuda.Obrigada aos que antes e durante o evento colaboraram de diferentes formas com muita dedicação e carinho. Para sempre serei grata por todo apoio recebido.Gratidão, Solidariedade e Paz no Coração.

Visita Oficial do Governador Luiz Carlos Fávaro e da CDCA Kátia Xagas Fávaro | 03 de novembro de 2022

A Visita Oficial do Governador do Distrito é considerada no Rotary como o maior e mais importante acontecimento no calendário de um Rotary Club. A importância desta ocasião se reveste no fato de que o Governador estará representando diretamente o Presidente do Rotary International trazendo sua mensagem e suas metas para Companheiros deste Clube. E enviará para o Rotary International um relatório desta visita ao Clube.E devido a importância da ocasião gostaríamos de convidá-los a estar conosco."O poder dos esforços conjuntos é ilimitado" Paul Percy Harris.

por

Localizar site dos clubes