Todas as Publicações dos Clubes

17 de Setembro | Dia Mundial da Segurança do Paciente

Celebrado no dia 17 de setembro, o “Dia Mundial da Segurança do Paciente” tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país.   Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso. Desta forma, medidas de prevenção destes eventos precisam ser adotadas com vistas a reverter tal panorama. A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a segurança do paciente, profissionais e ambiente de assistência à saúde.   Os danos ao paciente por eventos adversos são uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. Estima-se que 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente devido à atenção insegura em hospitais, nos países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de mortes. Enquanto calcula-se que um em cada 10 pacientes seja prejudicado enquanto recebe atendimento hospitalar, em países de alta renda.   Reconhecendo a segurança do paciente como central na prestação de atenção à saúde e no fornecimento da cobertura universal de saúde, a OMS e o Reino Unido lançaram em conjunto o “Global Patient Safety Collaborative”. O objetivo dessa iniciativa é garantir e ampliar a ação global em relação à segurança do paciente e colaborar estreitamente com países de baixa e média renda para reduzir os danos evitáveis aos pacientes e melhorar a segurança de seus sistemas nacionais de saúde.   Fonte: www.hcor.com.br   #rotaryepf

por

17 de Setembro | Dia da Compreensão Mundial

O Dia da Compreensão Mundial é comemorado anualmente em 17 de setembro.A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma das principais características que a humanidade deve ter para que haja o máximo de paz no planeta: a compreensão.Compreensão não significa se anular como pessoa, afinal todos os indivíduos, assim como esteticamente são diferentes, também são em relação aos ideais de vida ou comportamento social. Essas diferenças são formadas por vários fatores, como faixa etária, geração, cultura, religião, educação e etc.A grande questão proposta no Dia da Compreensão Mundial é justamente saber lidar com tantas diferenças, respeitando e procurando entender os sentimentos do próximo.A ideia é fazer com que todos os líderes de governo e sociedade em geral pensem e equilibrem os seus julgamentos com paciência e respeito ao próximo.A compreensão abrange os inúmeros tipos de preconceitos e atuais conflitos que existem em todas as sociedades, sejam étnicos, religiosos, sexuais ou socioeconômicos.A ONU - Organização das Nações Unidas - criou também o Dia Internacional da Tolerância, que possui o mesmo objetivo que o da Compreensão Mundial: tornar as pessoas mais humanas e compreensíveis, tentando transformar o mundo em um lugar mais harmonioso para todos viverem.Fonte: www.calendarr.com#rotaryepf

por

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Celebrado no dia 17 de setembro, o “Dia Mundial da Segurança do Paciente” tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país. Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso. Desta forma, medidas de prevenção destes eventos precisam ser adotadas com vistas a reverter tal panorama. A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a segurança do paciente, profissionais e ambiente de assistência à saúde. Os danos ao paciente por eventos adversos são uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. Estima-se que 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente devido à atenção insegura em hospitais, nos países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de mortes. Enquanto calcula-se que um em cada 10 pacientes seja prejudicado enquanto recebe atendimento hospitalar, em países de alta renda. Reconhecendo a segurança do paciente como central na prestação de atenção à saúde e no fornecimento da cobertura universal de saúde, a OMS e o Reino Unido lançaram em conjunto o “Global Patient Safety Collaborative”. O objetivo dessa iniciativa é garantir e ampliar a ação global em relação à segurança do paciente e colaborar estreitamente com países de baixa e média renda para reduzir os danos evitáveis aos pacientes e melhorar a segurança de seus sistemas nacionais de saúde.

por

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

Dia 17 de setembro é comemorado o dia mundial do doador de medula óssea. A data reforça a urgência dos pacientes que aguardam na fila de espera por um transplante. A chance de se encontrar no Brasil uma medula óssea compatível com a de outra pessoa que não é da mesma família é de 1 em 100 mil, mas pode ser 1 em 1 milhão se tiver que procurar em outros países   Encontrada no interior dos ossos, a medula óssea contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação. É importante destacar que cerca de 25% dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea encontram o doador ideal no núcleo familiar. O restante depende de parentes parcialmente compatíveis ou de doadores voluntários. Uma nova portaria do Ministério da Saúde que entrou em vigor em junho desse ano, alterou o limite de idade no cadastro no banco nacional de 55 para apenas 35 anos. As demais condições para o cadastramento não sofreram alteração: ter entre 18 e 35 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas. O limite para efetivar a doação de medula óssea não aparentada também não foi alterado, ou seja, todos os doadores (mesmo os que irão se cadastrar a partir do novo critério de idade) poderão realizar a doação até 60 anos. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), atualmente, em média, 850 pacientes estão em busca de um doador não aparentado. "Doar medula óssea deveria fazer parte da cultura dos brasileiros, mas o ato é pouco divulgado entre das pessoas", diz Marta Lemos, hematologista e Coordenadora Médica do Serviço de Hemoterapia e Terapia Celular do A.C. Camargo Cancer Center. "O número de cadastros já não era alto e com a covid-19 caiu mais ainda", alerta Lemos.

por

Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga

A profissão de transportador tem uma rotina de trabalho um tanto quanto desgastante.   A excessiva carga de trabalho, além de trazer exaustão para os transportadores de cargas, representa um perigo para a segurança nas estradas. Não é raro ouvirmos sobre acidentes causados por motoristas que dormiram ao volante, devido ao ritmo alucinante das viagens exigidas por empresas que não valorizam e reconhecem a importancia desses profissionais.     É impossivel deixar de reconhecer a importância destes profissionais, são eles que garantem o bom andamento da economia, fazendo com que as mercadorias cheguem a tempo aos locais de destino.     A estes profissionais, nosso grande abraço e Parabéns.

por

Localizar site dos clubes