Todas as Publicações dos Clubes

Dia do Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de junho e homenageia a sétima arte produzida no Brasil Origem do Dia do Cinema Brasileiro Esta data é comemorada em 19 de junho em homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – o primeiro cinegrafista e diretor do país – registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898. Afonso Segreto fez imagens da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo do navio francês Brésil - a primeira filmagem em território nacional. Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema no país. Cineastas Brasileiros Entre alguns dos principais representantes do cinema nacional destacam-se: Nelson Pereira dos Santos (1928-2018) Luiz Carlos Barreto (1928) Helena Solberg (1938) Glauber Rocha (1939-1981) Fernando Meirelles (1955) Walter Salles (1956) Tata Amaral (1960) Anna Mulayaert (1960) José Padilha (1967)

por

Dia da Imigração Japonesa no Brasil

O Dia da Imigração Japonesa ou Dia Nacional da Imigração Japonesa é comemorado em 18 de junho. Oficialmente, o Dia Nacional da Imigração Japonesa foi instituído no Brasil através da Lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005. A imigração japonesa começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, uma vez que o Japão vivia uma série crise econômica. Por outro lado, o Brasil necessitava de mão de obra para a lavoura do café. A colônia japonesa do Brasil está dividida em: isseis, nisseis, sanseis e yoseis. Origem do Dia da Imigração Japonesa O Dia da Imigração Japonesa é comemorada no dia 18 de junho porque foi a data na qual o primeiro navio aportou ao Brasil com imigrantes japoneses, no porto de Santos, em São Paulo, em 1908. O navio Kasato Maru trouxe 165 famílias que vieram para trabalhar nos cafezais, outros na exploração de borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará, que eles próprios trouxeram. A chegada de navios ocorreria de forma irregular por conta das duas guerras mundiais e a última embarcação a trazer imigrantes japoneses, o navio Nippon Maru, aconteceu em 1973. A maior parte dos japoneses eram camponeses pobres, oriundos das províncias do Sul e do Norte do Japão, e foi no estado de São Paulo que permaneceu a maior parte dos colonos japoneses que vieram para o Brasil. Calcula-se que 2 milhões de japoneses e seus descendentes vivam no país e destes 1,3 milhões estejam no estado de São Paulo. Assim é o estado que mais tem descendentes e com a influência nipônica mais acentuada. Vários japoneses também se estabeleceram em cidades como Atibaia, Suzano e Lins; e na capital, o bairro da Liberdade tornou-se o "bairro japonês" devido à grande concentração de moradores dessa nacionalidade. Diferente do que ocorreu com outras comunidades japonesas espalhadas pelo mundo, aqui muitos nipônicos casaram-se com os nativos e adotaram a religião local.  Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-imigracao-japonesa/

por

Dia da Gastronomia Sustentável

Dia da Gastronomia Sustentável vem sendo celebrado desde 2016 por iniciativa das Nações Unidas. Em um momento em que os cuidados com a saúde estão em destaque, a boa alimentação ganha mais adeptos e passa por mudanças, oferecendo experiências que vão além do paladar. Entre os movimentos, a chamada gastronomia sustentável convida as pessoas a modificarem os hábitos de consumo e repensar a forma de produzir e descartar os alimentos Para ter uma ideia do impacto em todo o planeta, cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano se perde ou é desperdiçado. Isso equivale a cerca de 1,300 bilhões de toneladas de alimentos, de acordo com a Organização da ONU para Alimentação e Agricultura – a FAO. Ainda segundo os dados, 6% das perdas mundiais desses alimentos se dão na América Latina e no Caribe, e a cada ano a região perde e/ou desperdiça cerca de 15% dos alimentos disponíveis. Por tudo isso, enfrentar essa problemática é fundamental para avançar na luta contra a fome e deve se converter em uma prioridade. Logo, produtores e consumidores precisam ficar atentos na forma como utilizam os recursos naturais e na escolha correta de seus alimentos para evitar esse desperdício.

por

Dia do Químico

O Dia do Químico é celebrado no dia 18 de junho, pois foi nessa data que o antigo presidente, Juscelino Kubitschek, assinou a Lei n° 2.800 de 1956, também conhecida por "Lei Mater dos Químicos", que criou os Conselhos Federais e Regionais de Química regulamentando a profissão. A Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades. Para tornar-se um Químico, o estudante pode optar por vários cursos superiores como: engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia de plásticos, química industrial, química (bacharelado e/ou licenciatura). É preciso gostar muito de matemática, análise de dados, pesquisa e ter capacidade de administrar informações a fim de transformar elementos em produtos.

por

17 de Junho – Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

Adata foi criada em 1994 pela ONU para estimular a conscientização pública sobre o tema, fortalecer a implementação para combater a desertificação nos países que sofrem sérios problemas com a seca e informar que a desertificação e a seca podem ser enfrentadas. O Brasil faz parte da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (UNCCD) desde 1997, com o compromisso de evitar o desgaste dos recursos biológicos dos diferentes climas que compõem o país. O Semiárido é sua região mais impactada, com 94% de área sujeita à desertificação (IPCC 2019). A Desertificação está dentro das áreas de atuação do INSA/MCTI, através de ações e projetos destinados para a convivência sustentável com o Semiárido: *Luta contra a desertificação e recuperação de áreas degradadas - de semente à muda, de muda à cicatrização de áreas feridas; *Solo - Planta - Atmosfera - Rede de torres para medir fluxos de energia, água e CO² no sistema solo planta atmosfera (SSPA), na vegetação de floresta seca nativa, pastagens e campos agrícolas - contribuição com a restauração da matriz paisagística e serviços ecossistêmicos; e *Mapeamento de sistemas agrícolas resilientes à desertificação e mudanças climáticas - ações nos territórios e comunidades. A Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, iniciada em 2021, apresenta a terra saudável como centro de planejamento, uma das formas mais democráticas de acelerar o progresso em direção aos ODS. Assim, é preciso conciliar desenvolvimento econômico com o respeito ao meio ambiente e a inclusão social, através de políticas públicas que incentivem a adoção de tecnologias para minimizar a ocorrência de secas severas e recorrentes, bem como o processo de desertificação. Nesse norte, o INSA/MCTI busca em seus projetos e ações possibilitar maior eficiência nos sistemas produtivos, à segurança hídrica, alimentar e energética para a população semiárida. Fontes: Instituto Nacional do Semiárido - INSA https://www.gov.br/insa/pt-br/assuntos/noticias/17-2013-dia-mundial-de-combate-a-desertificacao-e-a-seca    

por

Dia do Funcionário Público Aposentado

O Dia do Funcionário Público Aposentado é celebrado em 17 de junho. O objetivo desta data é homenagear os trabalhadores que dedicaram anos de suas vidas no cumprimento de suas funções públicas. Um funcionário público, também chamado de servidor público, é aquele que é subordinado diretamente a uma administração estatal, seja ela municipal, estadual ou federal. Para construir uma carreira como funcionário público, o profissional deve concorrer ao concurso público que corresponde à função que pretende exercer. Os funcionários públicos de todos os setores de serviços são essenciais para o funcionamento e organização do governo e sociedade de uma nação. A aposentadoria desses profissionais simboliza o fechamento de um ciclo de dedicação, empenho e respeito. Em nosso clube temos 3 Cas Funcionárias Públicas Aposentadas: Fátima Yoshida, Mara Borsoi e Siomara Castro.  

por

Localizar site dos clubes