Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Doação simbólica de mudas para o Projeto Artesania Pilões, produto desenvovido pela artesãs a partir das doações do Rotary Club Três Rios em parceiria com a Fundação de Educação e Cidadania Nova Aliança, que aprovaram um projeto junto a Fundação Rotária para aquisição de insumos destindos a confecção de 5.500 mascaras e 800 sabões.
Companheiros, neste domingo (05/06/2022), deveríamos comemorar, os 50 anos de criação do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, mas será que temos motivos efetivos para a comemoração?
Bem, de qualquer maneira, 50 anos é um tempo importante e bastante significativo para afinarmos a nossa relação com o planeta que nos abriga, porém parece que grande parte dos seres humanos ainda não se deram conta dessa necessidade. Nesses 50 anos, muita coisa mudou tanto para melhor, quanto para pior e as perspectivas, apesar de todos os apelos, ainda são bastante obscuras e preocupantes.
Nos últimos anos, a Terra tem respondido violentamente às agressões que vem sofrendo da humanidade. Muitos humanos ainda insistem em não acreditar e não respeitam os limites naturais estabelecidos, imaginando que podem fazer o que querem com o planeta. Os grandes eventos catastróficos são mais comuns e mais violentos, exatamente porque alguns humanos se recusam a acreditar que esses eventos sejam consequência da irresponsabilidade da humanidade ao longo do tempo.
Este cenário vai ficando progressivamente mais nebuloso, porque a humanidade se nega a entender que Economia é apenas uma pequena parte da Ecologia e que a economia só conseguirá se manter com a manutenção do equilíbrio planetário. Surgiram termos novos, como Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade, na tentativa de esclarecer a situação e minorar os problemas. Os termos acabaram virando modismos, sendo empregados em quase todas as atividades, mas continuamos muito longe da verdadeira prática sustentável planetária.
A prioridade, na maioria das vezes, continua sendo a puramente econômica e monetária. A Terra e a vida que se danem. Infelizmente, essa prática suicida que se mostrou errada e danosa ao longo da história, continua com fortes e poderosos adeptos, o que dificulta muito à possibilidade de inversão do quadro e acentua o esgotamento dos Recursos Naturais, a degradação planetária e a consequente proximidade maior de extinção da espécie humana.
O aquecimento global segue seu caminho e não para de crescer, quando mais se alardeia a questão, a humanidade parece aumentar a sua descrença e, deste modo, continua seguindo seu caminho rumo ao abismo. O Homo sapiens se recusa a compreender que precisa modificar totalmente o modelo de retirada dos recursos naturais, da produção de bens, além da forma de consumo e utilização desses bens e da consequente produção de resíduos. Parece haver uma incapacidade coletiva para entender que o planeta é finito e seus recursos também, que não existe “lá fora”, pois tudo acontece aqui dentro do planeta. Alguns não se apercebem de que a Terra é única casa que nós temos, onde tudo acontece e ela tem limites naturais estabelecidos, que precisam ser respeitados.
Vamos torcer e acreditar na reforma comportamental do ser humano e que a humanidade possa realmente trabalhar unida pelo planeta e pela vida. Somos responsáveis por isso e temos a obrigação de garantir a vida das populações biológicas atuais e suas gerações futuras. É fundamental que fique claro, que a vida humana é apenas uma pequena parte da questão, talvez possa ser a mais importante, mas a vida de cada criatura é importante para a manutenção do todo planetário que nos garante continuar vivos.
A Terra só nos permitirá continuar vivendo nela, se respeitarmos algumas condições, que cada vez mais, ela nos apresenta como obrigatórias. Nossa espécie está a 250 mil anos degradando o planeta e agora não há mais possibilidade de negociação, isto é, ou fazemos o dever de casa ou a extinção está logo ali na frente. Não temos muito tempo, mas vamos ver qual será o comportamento da humanidade doravante e qual será a opção vencedora: viver melhor por muito tempo ainda ou seguir aceleradamente rumo a extinção?
Espero sinceramente que façamos a escolha certa e que o Homo sapiens possa seguir sua trajetória evolutiva e que mostremos que somos realmente “sábios”, como nós mesmos nos denominamos. Nessa data de 50 anos, proponho que a humanidade, principalmente os humanos poderosos, possa fazer uma reflexão profunda sobre o que queremos para o futuro, se é que ainda queremos ter futuro. Já erramos muito e continuamos errando, mas não podemos mais errar, se quisermos, de fato, ter um futuro.
A sustentabilidade é uma necessidade imposta pelo planeta, que precisa ser trabalhada pela humanidade de maneira urgente, cotidiana e continuada “ad eternun” em todos os setores e atividades humanas. Nós, rotarianos, que nos colocamos abertamente na condição de SERVIR, temos o dever de agir e mostrar o caminho correto e seguro, ou seja, devemos ser os exemplos das ações que precisam acontecer no planeta doravante.
Companheiro Luiz Eduardo Corrêa Lima
Rotary Club de Caçapava-Jequitibá
Presidente da Comissão de Meio Ambiente
Distrito 4.571 de Rotary International
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.
A data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.
Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente.
Em 2022, ao completar 50 anos desde a origem do Dia mundial do meio ambiente, o tema escolhido para a comemoração foi "Uma Só Terra".
Origem do Dia do Meio Ambiente
O Dia do meio ambiente foi escolhido, porque no dia 5 de junho de 1972 foi realizada a Conferência de Estocolmo.
Essa foi a primeira conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano. Ela teve início no dia 5 e terminou no dia 16 de junho, e reuniu vários governos e ONG's.
A partir de então, o dia 5 de junho consta no calendário da ONU - Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Mensagem dia mundial do meio ambiente
Importância do Dia Mundial do Meio Ambiente
Essa data é importante para nos conscientizarmos sobre a necessidade de preservarmos os recursos naturais. Além disso, para refletirmos sobre os impactos ao meio ambiente provocados pela atividade humana, uma vez que é perceptível o crescente número de problemas ambientais ao longo dos anos.
Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema.
Por exemplo, quando as pessoas jogam lixo no chão os materiais são arrastados pela chuva e se acumulam nos bueiros. Com isso, a água não tem para onde escoar e aumentam as chances de ocorrer alagamentos e até enchentes.
Em 04/06/2022 registramos a entrega de 2 máquinas de custura da Confecção do Sr. José Carlos, ex-morador da Vila Felipe, vítima da tragédia pela enchente de Petrópolis. Sua antiga confecção, na Vila Felipe foi totalmente destruída e sua sócia e esposa, após ter ficado algumas horas soterrada, foi resgatada por bombeiros mas infelizmente não resistiu e faleceu alguns dias depois.Sr. José Carlos, após uma reforma em imóvel de parente na Comunidade do Alemão no Retiro, aqui em Petrópolis, busca reconstruir sua vida e carreira profissional, voltando a trabalhar!
Neste início de junho/22 realizamos a doação de materias de construção à APPO - Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos que é uma entidade muito importante e bastante atuante em nossa Petrópolis prestando suporte e auxílio ao prestar apoio psicossocial àqueles pacientes carentes em tratamento, proporcionando melhor qualidade de vida e um melhor enfrentamento da doença. A APPO também tem por objetivo atuar junto à sociedade promovendo campanhas de ação preventiva, conscientizando a população sobre a importância da detecção precoce do câncer.As chuvas do dia 20 de março destruíram a sala que armazenava itens da APPO no Shopping 608, na Rua Teresa. Uma barreira derrubou a parede da sala, que ficou completamente tomada pela lama. Com isso, todos os itens armazenados no local, foram perdidos. A sala era um depósito da Instituição, onde eram guardadas as cadeiras de roda, andadores e camas hospitalares, cedidas para os assistidos que necessitassem; brinquedos, meias e panos de prato, presentes para os assistidos ou familiares em datas importantes; brindes dos Bingos promovidos na Casa de Apoio, para alegrar o dia a dia dos acolhidos, além de documentos antigos da Instituição.
O Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil é celebrado anualmente em 3 de junho.
O principal objetivo desta data, como o próprio nome sugere, consiste em conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater esta doença que afeta milhares de crianças em todo o mundo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), combater a obesidade infantil mórbida é um dos principais desafios para o século XXI. Esta doença pode ser provocada por diversos fatores, desde uma alimentação rica em açucares e gorduras, sedentarismo e aspectos genéticos.
Entre algumas das atividades previstas para esta data está a organização de palestras e workshops que visam ensinar os cuidados básicos que os pais devem ter para evitar o desenvolvimento desta terrível doença em seus filhos.
Substituir alimentos de fast-foods por uma dieta equilibrada, rica em nutrientes naturais, vegetais, legumes, frutas e líquidos é uma das dicas essenciais para começar a combater a obesidade mórbida. Atrelado a isso, a pratica de uma atividade física também é necessária para diminuir os riscos dessa doença.
Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil
Tratamento
O melhor tratamento para a Obesidade Mórbida Infantil é a prevenção. Desde o nascimento da criança deve-se privilegiar o aleitamento materno e evitar o consumo de doces até os dois anos.
Também fazer as refeições em local tranquilo, sem a interferência de aparelhos externo como tablets, televisão ou celulares.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.