Todas as Publicações dos Clubes

Pizza Solidária do Rotary Caçapava-Jequitibá

Pizza Solidária do Rotary Caçapava-Jequitibá No dia 28 de maio o Rotary Club Caçapava-Jequitibá realizou mais uma edição da Pizza Solidária, em que parte da renda será revertida para a Fundação Rotaria. Foram vendidas 120 pizzas.Os associados e voluntários prepararam as pizzas na tarde do sábado e a entrega foi feita a partir das 18h, onde também aproveitaram o momento para fazer um companheirismo e celebrar o sucesso de mais uma ação.Aproveitamos para a agradecer a todos que contribuíram comprando nossa pizza e também as pessoas que fizeram doação dos ingredientes. Com essas doações podemos obter uma receita maior e contribuir ainda mais para os projetos.

por

Você conhece os Grupos de Companheirismo do Rotary?

VOCÊ CONHECE OS GRUPOS DE COMPANHEIRISMO DO ROTARY? Formados por pessoas que compartilham dos mesmos interesses, eles são uma ótima maneira de fazer amigos no mundo inteiro. São abertos a rotarianos, seus familiares, alumini e atuais participantes dos nossos programas. COMO CHEGUEI ATÉ O GRUPO DE COMPANHEIRISMO? Ao acessar a Central de metas me deparei com a pergunta: Quantos associados do seu clube se juntarão a um grupo de companheirismo durante o ano rotário? Fui buscar informações detalhadas sobre os grupos de companheirismo e encontrei na internet uma página com muitas opções e interesses diversos. Descobri então o Grupo de Companheirismo de Difusão da Cultura Latina (Rotalatino) em julho de 2020. Naquela época, o Brasil tinha poucos participantes. Hoje somos mais de 200, integrando um total de 582 componentes distribuídos em 32 países. Após participar de uma reunião do Rotary Club de Mafra (PT), on-line, juntamente com a presidente da agrupación Rotários Latinos a companheira Brasileira Maria Aparecida Moraes (Cidinha) que fez a propaganda da Agrupación* no chat. Logo entrei em contato e me inscrevi para participar do grupo. Hoje participo de um grupo que troca informações (cultura local, turismo, intercâmbio da amizade...), já pensando em uma outra área do Rotary. Imaginei parcerias para projeto de Subsídio Global saindo desse grupo (pois precisamos do parceiro internacional) além do excepcional companheirismo. COMO FUNCIONA O GRUPO? Realizamos uma reunião mensal e um grande encontro anual preferencialmente no país do presidente da Agrupación . Todas as informações que obtive não poderiam ficar guar - dadas, comecei a convidar companheiros dos mais diversos Distritos para se associarem ao Rotalatino e hoje tenho vários afilhados entre eles Ivone Chalfun de Matos presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro-Rocha Miranda, a matriarca da família Chalfun, o que muito me enobrece e estimula a permanecer nessa caminhada para melhor servir. Depois de diversos afilhados hoje já tenho netos , afilhados dos meus afilhados. Um outro resultado interessante ao participar de um grupo de companheirismo é a promoção da imagem do Rotary. Em todas as cidades onde os encontros são realizados, existe a atração da mídia local. Além de interagir com a comunidade local, companheiros promovem os motivos pelos quais o Rotary existe. Recomendo a todos que procurem conhecer este e outros Grupos de Companheirismo. Ao lado, relacionamos os vários grupos de companheirismo disponíveis em https:// www.rotary.org/pt/our-programs/ more-fellowships Lá você encontra os grupos com taxa de adesão, outros com mensalidades e também os gratuitos. Venham conhecer as diversas oportunidades que o Rotary nos dá, para melhor servir e transformar vidas. Publicado: https://www.rotary4571.org.br/ipanel/uploads/carta/1959/ie900ixnjsyv6uu1345151959.pdf

por

Grupos de Companheirismo

Os Grupos de Companheirismo são formados por pessoas de diversos países que compartilham dos mesmos interesses. Participar de um deles é uma ótima maneira de fazer amizades no mundo todo, praticar um hobby, trocar experiências sobre a sua profissão e falar sobre Rotary.   Rotary ergueu-se a partir da amizade, conceito que se vem expandindo internacionalmente por intermédio dos Grupos de Companheirismo entre pessoas de diferentes países e culturas que compartilham os mesmos interesses. Os membros dos grupos desenvolvem relacionamentos duradouros mantendo-se ativos no Rotary, pois a dedicação aos assuntos dos seus interesses incentiva o comprometimento com a organização.       Os Grupos de Companheirismo surgiram em 1928, quando os rotários interessados em Esperanto decidiram organizarem-se informalmente. Em 1947, um grupo de rotários entusiasmados por barcos passou a hastear a bandeira rotária nas suas embarcações e se autodenominou Grupo de Companheirismo de Iatismo, o de mais longa duração até hoje.       O campo de atuação dos Grupos de Companheirismo do Rotary alterou-se significativamente ao longo dos anos, mas o objetivo continua sendo formar elos de amizade entre rotários e oferecer oportunidades para que estes se possam envolver nas suas atividades preferidas, sejam elas recreativas ou profissionais.

por

Dia da Imprensa

O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho.   A imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias.   Quando mencionamos "imprensa" estamos incluindo os jornais e revistas, rádio e televisão. Este meios devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção sem favorecer nenhum lado numa reportagem.   Origem do Dia da Imprensa   No Brasil, o Dia da Imprensa se comemorava, até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.   Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.   Este periódico iniciou suas publicações em 1808, mas era um jornal clandestino e começou a circular cerca de três meses antes.   Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e a Lei Ln.º 9.831, de 13 de setembro de 1999 definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.   Dia da Imprensa   Quarto Poder   O poder de influência da imprensa é tão grande que muitos lhe chamam de "Quarto Poder" em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo.   Por isso, nas ditaduras, a primeira medida que o governo toma é controlar a imprensa através da censura ou do fechamento dos meios de comunicação.   Por outra parte, nas democracias, vive-se muitas vezes a auto-censura, e as vezes um jornal não publica determinada matéria porque pode prejudicar um grupo econômico ou político que pode se voltar contra o periódico.

por

Pare de fumar, recupere seu fôlego!

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.   Anualmente, no Dia Mundial sem Tabaco, o INCA promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação dos 26 Estados e Distrito Federal e com outros setores do Ministério da Saúde e do governo federal que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS).    Pare de fumar, recupere seu fôlego!    Cessação do tabagismo   O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo.   A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.   Mais de 100 razões para parar de fumar   A cessação pode ser um desafio, especialmente com o estresse social e econômico adicional advindos da pandemia, mas há muitos motivos para parar.   Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos, conforme demonstrado a seguir:   Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida. Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade. Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.   Fonte: https://www.inca.gov.br/publicacoes/material-para-web/pare-de-fumar-recupere-seu-folego-2  

por

Localizar site dos clubes