Todas as Publicações dos Clubes

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz é comemorado no dia 6 de Abril. Esta data comemorativa foi estabelecida durante uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013. Neste dia, o objetivo é comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos. Outras característica do esporte é a sua capacidade de quebrar barreiras linguísticas e culturais, incentivando uma convivência pacífica.

por

Dia do Filho

O Dia do Filho é comemorado em 5 de abril e em 23 de setembro. Embora não sejam oficiais, as duas comemorações têm tido bastante adesão popular. Possivelmente, o dia 23 de setembro tenha se popularizado no Brasil graças a comemoração do Dia Mundial dos Filhos em Portugal. Quer no dia 5 de abril, quer no dia 23 de setembro (ou em ambos), muitos pais aproveitam para fazer algo diferente com o seu filho ou simplesmente para fazer juntos algo de que gostam muito, mas que já não fazem há algum tempo. O importante é desfrutar da companhia um do outro. Além de prepararem algo - simples, mas significativo - para o dia dos filhos, os pais costumam postar nas redes sociais ou oferecer aos filhos mensagens e frases declarando o seu amor por eles. Mensagem para filho "Filho, hoje é um dia especial, porque comemoramos a sua vida e a concretização de um sonho. Os nossos dias são preenchidos com as suas descobertas, conquistas e alegrias e é fantástico partilhar com você todas elas. Estaremos sempre prontos para te ajudar nos momentos em que mais precisar de nós, porque o amor nos une e nos fortalece para enfrentar os maiores desafios que possam surgir. Nós te amamos. Feliz dia dos filhos!"

por

O mês de abril

“Não há inteligência onde não há mudança nem necessidade de mudança.” – H. G. Wells Historicamente, desde meados de 1950, o Conselho Administrativo progressivamente designa um determinado tema para cada mês do ano com o propósito de criar um calendário rotário que permite dar destaque e comemorar os programas e as atividades de nossa organização. O primeiro mês a ser oficialmente celebrado como tal foi novembro, planejado para enfatizar o excelente trabalho da Fundação Rotária. Logo surgiram o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão, Mês dos Serviços Profissionais, Mês da Revista Rotária e Mês da Família Rotária, entre outros, com o propósito de estimular projetos especialmente relacionados a cada tema. Em outubro de 2014, o Conselho achou adequado reorganizar o calendário rotário e, portanto, aprovou uma mudança fundamental nas determinações, com finalidade de proporcionar aos clubes e distritos um novo cronograma, de acordo com as áreas de enfoque que são prioridades da organização. A partir do próximo ano rotário, o que será observado em cada mês é o seguinte: Agosto – DEsenvolviemento doQuadro Associativo; Setembro – Área de Enfoque Educação Básica e Alfabetização; Outubro – Área de Enfoque Desenvolvimento Econômico e Comunitário; Novembro – Fundação Rotária; Dezembro –    Área de Enfoque Prevenção e Tratamento de Doenças; Janeiro – Serviços Profissionais; Fevereiro – Área de Enfoque Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos; Março – Meio Ambiente: Água, Saneamento e Higiene; Abril – Área de Enfoque Saúde Materno-Infantil; Maio – Serviços a juventude; Junho – Grupos de Companheirismo do Rotary. Esperamos que esse novo cronograma seja tão bem-sucedido quanto o anterior e que nos estimule a realizar projetos que permitam divulgar as atividades do Rotary entre os rotarianos e o público em geral. Faça o Rotary brilhar aumentando o serviço humanitário nas áreas de enfoque, que são as que refletem as necessidades humanitárias mais críticas de nossa gente, colaborando com a formação e capacitação dos jovens, garantindo a saúde das pessoas, favorecendo o desenvolvimento comunitário e promovendo a paz. Façamos nossa própria vida brilhar assegurando as prioridades de nossa organização e aumentando nosso propósito altruísta de servir aos outros.

por

Dia Nacional do Parkinsoniano

O Dia Nacional do Parkinsoniano é celebrado anualmente em 4 de abril no Brasil. A data visa conscientizar e alertar a sociedade sobre o Mal de Parkinson e as demais doenças parkinsonianas, responsáveis por afetar o sistema nervoso central. Esta doença é mais comum nas pessoas que já atingiram a terceira idade (a partir dos 60 anos) e é caracterizada por afetar a movimentação muscular do indivíduo. Entre os principais sintomas estão os tremores involuntários, a rigidez corporal, a instabilidade de postura e a lentidão de movimentos. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente aproximadamente 1% da população mundial com mais de 65 anos tem a doença. O Dia Nacional do Parkinsoniano também ajuda a disseminar informações corretas sobre os avanços a nível de tratamento que a doença obteve ao longo dos anos. Hoje em dia, existem alternativas que ajudam a duplicar a expectativa de vida das pessoas que sofrem com este mal. Ainda não existe uma resposta definitiva sobre os motivos que levam ao desenvolvimento da doença de Parkinson, mas alguns estudiosos acreditam que fatores hereditários e ambientais estejam envolvidos.

por

02 de abril - Dia Mundial de Conscientização sobre o AUTISMO

A data, estabelecida em 2.007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas. Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores. As intervenções voltadas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores. Sintomas: De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos: – Ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental; – O paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão; – Domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite levar a vida próxima do normal. Tratamento: O autismo é um transtorno crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra. Fontes: Associação de Amigos do Autista Blog da Saúde do Ministério da Saúde Lei nº 12.764/2.012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista    

por

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril.   A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo. O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.   Origem do Dia Mundial do Autismo   O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.   O objetivo da data é alertar as sociedades e governantes sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.     Dia do Autismo no Brasil   No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras.   O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ou seja, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele.   Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.   O que é o Autismo?   O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.   Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo.   No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

por

Localizar site dos clubes