Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 2 de abril.
Esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores.
Ninguém nasce sendo um leitor. Por isso, o incentivo ao hábito da leitura tem que começar desde os primeiros anos de vida da criança, e a literatura infantil é a porta de entrada para isso.
A literatura infantil também é uma poderosa ferramenta de aprendizado, não apenas a nível de conhecimentos, mas principalmente de valores morais e éticos.
Os brasileiros também comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), homenageando principalmente os grandes autores deste gênero no Brasil. Destacam-se: Monteiro Lobato, Lygia Bojunga, Ziraldo, Ruth Rocha, Maurício de Souza, Cecília Meireles, dentre outros.
Origem do Dia Internacional do Livro Infantil
O dia 2 de abril foi escolhido para ser o Dia Internacional do Livro Infantil por ser a data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Hans Andersen foi o primeiro escritor a adaptar antigas fábulas para o público infantil, incluindo importantes lições de moral nas entrelinhas. Dentre as principais obras do autor está “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Roupa Nova do Rei”, entre outros contos.
A iniciativa para a criação do Dia Internacional do Livro Infantil foi do Concelho Internacional sobre Literatura para Jovens – IBBY, que comemoram esta data desde 1967.
O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril.
Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão.
Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis.
Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”.
Origem do Dia da Mentira
Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França.
De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril.
No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo.
Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro.
Origem do Dia da Mentira no Brasil
Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX.
Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II.
Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.
O Rotary apoia atividades e treinamentos para melhorar a saúde materna e reduzir a mortalidade de menores de cinco anos. Tais ações fortalecem o sistema de saúde4 ao expandirem a assistência médica, facilitarem o acesso à tal assistência, fornecerem equipamentos médicos ou treinarem profissionais da área da saúde.
Declaração de Propósito e Metas
A Fundação Rotária capacita os rotarianos a atuarem na saúde materno-infantil das seguintes maneiras:
Reduzindo a taxa de mortalidade neonatal e de recém-nascidos.
Reduzindo a taxa de mortalidade e de morbidade entre menores de cinco anos.
Reduzindo a taxa de mortalidade e de morbidade materna.
Facilitando o acesso a serviços médicos essenciais e a profissionais da área da saúde.
Financiando estudos de pós-graduação para profissionais de carreiras ligadas à saúde materno infantil.
Parâmetros de Elegibilidade
Atividades nas categorias abaixo se enquadram na área de enfoque saúde materno-infantil:
Cuidados durante os períodos de pré-gestação, pré-natal e também no parto.
Iniciativas de capacitação geral e de reciclagem para instrutores em assuntos comunitários de saúde de mães e filhos, trabalhadores da saúde e profissionais da área médica.
Fornecimento de equipamentos médicos para estabelecimentos da saúde. Todo equipamento deve atender aos atuais padrões tecnológicos e critérios ambientais no que diz respeito à energia, água e qualidade do ar. Os parceiros no projeto financiado pelo subsídio devem fornecer comprovante de propriedade e plano de manutenção, incluindo documentação indicando os funcionários que receberam treinamento sobre operação e manutenção do equipamento, ou um plano que garanta a obediência a estes requisitos. Projetos para aquisição de equipamentos devem incluir atividades educacionais para mulheres relacionadas à gestação saudável, parto ou cuidados neonatais.
Programas educativos sobre planejamento familiar e acesso a intervenções e serviços de saúde sexual e reprodutiva oferecidos pelo sistema de saúde. Um sistema de saúde inclui os setores público e privado que prestam serviços médicos.
Imunizações para mulheres, meninas adolescentes e crianças menores de cinco anos.
Intervenções para combater pneumonia, diarreia, malária, sarampo e outras causas principais de doenças em mulheres e crianças menores de cinco anos.
Intervenções para reduzir a transmissão e o impacto das doenças sexualmente transmissíveis em adolescentes e mulheres.
Prevenção da transmissão vertical do HIV.
Projetos que promovam o aleitamento materno e ações que previnam, reduzam e tratem os efeitos da desnutrição.
Realização de cirurgias, sejam elas vitais ou para corrigir problemas congênitos, que incluam a devida avaliação da condição do beneficiário e acompanhamento médico.
Projetos que abordem riscos ambientais relacionados à contenção de infecção e transmissão de doenças, tais como o descarte de lixo hospitalar em estabelecimentos de saúde.
Atividades nas categorias abaixo não se enquadram na área de enfoque saúde materno-infantil, por isso, não são elegíveis a financiamento por Subsídios Globais:
Missões médicas ou viagens de equipes de cirurgiões que não ofereçam programas de extensão educacional ou capacitação significativa no país do projeto, com exceção de cirurgias vitais ou para corrigir problemas congênitos.
Projetos de cultivo de hortas, suplementos alimentares e programas de nutrição em escolas. 3. Instalação de fogões ecológicos ou internos.
Playgrounds e projetos gerais de exercícios e bem-estar infantil.
Terapias não convencionais ou alternativas para o tratamento de deficiências físicas e mentais, a menos que incluam protocolos clínicos supervisionados por profissionais de saúde. 6. Projetos de saúde sexual e reprodutiva para adolescentes, a menos que sejam realizados dentro do sistema de saúde sob a supervisão de profissionais médicos licenciados.
Móveis, suprimentos e bens de consumo, a menos que façam parte de um projeto de maior escopo de saúde materno-infantil que atenda aos parâmetros de elegibilidade para Subsídios Globais.
Programas gerais de educação em saúde e segurança pública.
Elementos de Equipe de Formação Profissional ou Projeto Humanitário de Sucesso
Iniciativas em saúde materno-infantil financiadas com Subsídios Globais são:
Sustentáveis — a comunidade consegue tratar suas necessidades nesta área mesmo depois que o Rotary Club/distrito tiver concluído seu trabalho
Mensuráveis — os parceiros precisam estipular metas e critérios de mensurabilidade para acompanhar os resultados da atividade ou projeto (veja os critérios para saúde materno-infantil no Plano de Monitoramento e Avaliação de Subsídio Global - Suplemento)
Voltadas à comunidade — o projeto atende às necessidades identificadas pela comunidade beneficiada.
Elementos de Bolsas de Estudos de Sucesso
Subsídios Globais financiam pós-graduação para profissionais interessados em seguir carreira em saúde materno-infantil. Os seguintes itens são levados em conta na avaliação de inscrições a bolsas de estudos financiadas por Subsídios Globais:
Experiência profissional do candidato em assuntos ligados à saúde materno-infantil.
Alinhamento acadêmico do programa com a saúde materno-infantil, como estudos em epidemiologia, nutrição, saúde global, saúde pública e promoção da saúde, assim como formação avançada em enfermagem e medicina.
Planos de carreira do candidato em relação à saúde materno-infantil.
Vídeo bônus sobre aleitamento materno: https://www.youtube.com/watch?v=uQ64ujGSmlM
Fonte:file:///E:/Downloads/Areas_of_Focus_Policy_Statements_pt%20(3).pdf
O Rotary está comprometido com a saúde de mães e filhos
Todas as pessoas deveriam ter direito à saúde e à assistência médica, contudo, a discriminação de gênero impede o exercício pleno deste direito. As mulheres são mais suscetíveis a doenças e menos prováveis de conseguir assistência médica, por razões diversas como falta de recursos financeiros ou por convenções sociais que as obrigam a permanecer dentro de casa.*
Com projetos focados na saúde materno-infantil, os rotarianos estão comprometidos a alcançar a terceira meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Anualmente, pelo menos sete milhões de crianças menores de cinco anos morrem por causas derivadas de doenças, desnutrição, sistema de saúde ineficaz e saneamento precário. Para reduzir este número, os rotarianos conduzem campanhas de vacinação e fornecem antibióticos para bebês, aumentam o acesso a serviços médicos essenciais e dão suporte a profissionais da área de ginecologia e obstetrícia. Quase 80% dos óbitos maternos podem ser prevenidos por meio da saúde reprodutiva e com o cuidado dispensado por profissionais treinados. Os projetos rotários propiciam educação, imunizações, kits de parto, clínicas móveis e apoio geral.
Em abril, Mês da Saúde Materno-Infantil no calendário rotário, celebramos o nosso compromisso com o bem-estar de mães e filhos no mundo inteiro.
O Dia da Integração Nacional é celebrado em 31 de março no Brasil.
Esta é uma data que serve para conscientizar a população sobre a importância de cobrar os políticos e administradores públicos sobre o objetivo primordial do Ministério da Integração Social: diminuir a desigualdade social e econômica entre as diversas regiões brasileiras.
A integração nacional tem o princípio de desenvolver estratégias que auxiliem no desenvolvimento sustentável das economias de cada uma das regiões brasileiras.
No Brasil, sabe-se que as grandes concentrações de poder e capital estão nas regiões Sul e Sudeste, enquanto há um gigantesco abismo em comparação com as outras áreas do país.
Devido aos grandes contrastes existentes no Brasil, sejam climáticos, culturais ou mesmo ambientais, juntamente com os séculos de privilegiamento das regiões Sul e Sudeste (devido ao Império e República), atualmente torna-se uma luta muito difícil para que todas as regiões consigam estar minimamente equilibradas.
Faz parte da contribuição de todo o cidadão brasileiro a contínua cobrança dos devidos responsáveis para projetar e agir em prol do desenvolvimento de todas as regiões de modo igualitário.
O Ministério da Integração Nacional do Brasil foi criado em 1999, através da medida provisória nº 1.911-8, que posteriormente se transformou na lei nº 10.683/2003.
O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado anualmente no Brasil em 31 de março.
Esta data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.
Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.
Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.
Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a ingerir mais produtos naturais e frescos.
A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes. Além disso, precisamos hidratar o corpo e tomar a quantidade de água recomendada para nosso organismo.
Atividades para o Dia da Saúde e Nutrição
Montar um calendário de refeições saudáveis;
Fazer atividades físicas;
Fazer ou participar de palestras sobre alimentação saudável;
Criar uma receita com produtos naturais e frescos.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.