Todas as Publicações dos Clubes

Dia da Engenharia

O Dia da Engenharia comemora-se no Brasil anualmente no dia 10 de abril. Origem do Dia da Engenharia O Dia da Engenharia surgiu como homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto no dia 10 de abril de 1866. Villagran Cabrita era o Comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança. Uma explosão tomou sua vida, assim como as de outros combatentes, junto ao rio Paraná. O dia 10 de abril é, na verdade, o Dia da Engenharia Militar, mas ficou popularmente conhecido como o Dia da Engenharia. Importância da Engenharia No Dia da Engenharia, são relembradas as vantagens que essa atividade trouxe para a vida humana em sociedade. Ciência e matemática se unem com o propósito de resolver problemas e criar estruturas que facilitam e muitas vezes revolucionam completamente a vida humana. Edifícios, máquinas, computadores e até avanços em áreas como a genética se devem à engenharia. Tipos de Engenharia Engenharia Civil Engenharia Química Engenharia Biomédica Engenharia de Petróleo e Gás Engenharia Elétrica Engenharia Aeronáutica Engenharia de Aquicultura Bioengenharia Engenharia Ambiental Engenharia de Alimentos Engenharia Cartográfica Engenharia Metalúrgica Engenharia de Energia Engenharia de Materiais Engenharia de Pesca Engenharia de Computação Engenharia de Controle e Automação Engenharia em Agrimensura Engenharia Agrônoma Engenharia Agrícola Engenharia Acústica Engenharia de Segurança no Trabalho Engenharia de Horticultura Engenharia Física Engenharia Florestal Engenharia de Minas Engenharia Naval Engenharia Mecânica Engenharia Hídrica Engenharia Mecatrônica Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária? Engenharia Sanitária Engenharia de Telecomunicações Engenharia de Produção Engenharia Têxtil

por

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa. Nesse dia, que não é feriado, inicia-se a Semana Santa. A celebração lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dia em que ele foi recebido como o Filho de Deus. Nessa ocasião, as pessoas o saudaram com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos. Tradições no Domingo de Ramos Para recordar, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado. Os ramos simbolizam a vitória de Jesus e são levados pelas pessoas para as suas casas que os guardam como força de proteção contra tempestades e outros males. Hoje, há padres que recomendam que as pessoas usem raminhos de ervas que podem ser usados para consumo, chás, por exemplo, e que depois de os levarem, para a casa, elas possam utilizar para esse fim, em vez de os deixarem esquecidos. Nas igrejas, os ramos benzidos são queimados e as suas cinzas são usadas no ano seguinte para marcar a testa das pessoas na celebração da quarta-feira de cinzas.

por

Dia Nacional da Biblioteca

O Dia da Biblioteca é celebrado em 9 de abril no Brasil. O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos. A biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar. Foto do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro Origem do Dia Nacional da Biblioteca No Brasil, esta data surgiu em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Aliás, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca costuma ser celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro, enquanto que o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, data de nascimento do primeiro bibliotecário concursado do Brasil, Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957).

por

Dia Mundial do Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorada anualmente em 8 de abril.   A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.   As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.   No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.   Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro.   De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:   câncer de pele   câncer de próstata   câncer de mama   câncer de cólon e reto   câncer de pulmão   câncer de estômago   Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer   O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.

por

Qual é o escopo da SAÚDE MATERNO-INFANTIL?

Saúde Materna e Infantil refere-se à saúde da mulher durante a gravidez, parto e período pós-natal, e a saúde das crianças menores de cinco anos. Segundo a OMS, nos países em desenvolvimento, 1 em cada 45 mulheres corre o risco de morrer por causas relacionadas à gravidez, parto e cuidados pós-parto, em comparação com 1 em 5.400 nos países desenvolvidos. Cerca de 94% das mortes maternas ocorrem em países em desenvolvimento, e 80% delas podem ser evitadas com acesso a serviços de saúde reprodutiva, assistência pré-natal durante a gravidez, assistência especializada durante o parto e assistência pós-parto. Além disso, estima-se que 5,2 milhões de crianças menores de cinco anos morreram principalmente de causas evitáveis ​​e tratáveis. O Rotary apoia atividades e treinamentos que melhoram a saúde materna e reduzem a mortalidade de crianças menores de cinco anos. Nossos projetos melhoram o acesso aos cuidados, expandem os serviços médicos, fornecem equipamentos médicos e treinam os profissionais de saúde. Esteja você planejando um projeto de serviço, fazendo parceria para um Subsídio Global ou até mesmo buscando se inscrever no concurso de subsídios de Programas de Escala, as intervenções devem ser baseadas em evidências e centradas na comunidade.Rotarianos de todo o mundo têm respondido ao chamado à ação em saúde materno-infantil: estamos treinando profissionais de saúde na Índia, instalando sistemas de vigilância de morbidade e mortalidade materna na Nigéria e imunizando crianças contra doenças evitáveis ​​por vacina nas Ilhas do Pacífico . O Rotary continua comprometido com a saúde materno-infantil, e os associados podem continuar a agir da seguinte forma: Apoiar programas de treinamento para profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde; Apoiar projetos que proporcionem acesso ao pré-natal em comunidades carentes e vulneráveis; Educar as pessoas sobre a necessidade de cuidados pré-natais no início da gravidez; Programas de apoio que fornecem imunizações contra doenças evitáveis ​​por vacina para crianças menores de cinco anos; Fornecer informações e acesso a testes e tratamento para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis e apoiar projetos que trabalhem para a eliminação da transmissão vertical do HIV, aumentando o acesso a testes e medicamentos antirretrovirais. Os rotarianos podem continuar a envolver o Quadro de Assessores Técnicos e Grupos de Ação do Rotary especializados em Saúde Materna e Infantil, organizações comunitárias que atendem a necessidades de saúde semelhantes, e capacitar os membros da comunidade a tomar decisões informadas sobre sua saúde.

Dia do Médico Legista

O Dia do Médico Legista é comemorado anualmente em 7 de abril. Esta data homenageia uma das áreas mais importantes dentro da medicina: a medicina legal, ou seja, a atividade exercida pelos médicos legistas. Estes profissionais são responsáveis em realizar a necrópsia em corpos humanos, com o objetivo de analisar a estrutura orgânica do corpo, na tentativa de encontrar e explicar o motivo que teria levado aquela pessoa a morrer. Os médicos legistas atuam quando as circunstâncias da morte não são naturais, ou seja, um assassinato, acidente ou suicídio. Para estar apto a ser um médico legista, os interessados deverão concluir o curso de ensino superior em Medicina, sendo também possuir conhecimentos básicos de direito, biologia, química, balística. Origem do Dia do Médico Legista O Dia do Médico Legista surgiu no ano de 1886, com a aprovação da lei nº 18, que oficializa a perícia médico-legal no Brasil, sob assinatura do conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo.

por

Localizar site dos clubes